Alto Araguaia emprega mão de obra de reeducandos na reforma de prédios públicos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia emprega mão de obra de reeducandos na reforma de prédios públicos

Reeducandos contratos pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) através da Fundação Nova Chance (FUNAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), trabalham na pintura e conservação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS).

Com materiais adquiridos pelo município, a mão de obra é executada por 10 recuperandos. Pelo trabalho, o reeducando recebe a remição de pena, prevista em lei, e a cada três dias trabalhados, um é descontado na pena. A ação tem parceria também da Unidade Prisional do município e do Poder Judiciário.

“Esta parceria é um ganho social e de economia aos cofres públicos. Para que a ressocialização aconteça é importante que os reeducandos tenham oportunidades. Este trabalho possibilita que estas pessoas tenham uma segunda oportunidade de fazer uma nova história ao passo que beneficia a comunidade”, ressalta o prefeito Gustavo Melo.

O diretor da unidade local, Anaídes Pereira, explica que o reeducando que atua nos trabalhos passa por um processo de avaliação psicossocial e comportamental antes de entrar no trabalho externo. “São pessoas que estão dispostas à reinserção social. Profissionais de diversas áreas, como pedreiros, pintores, jardineiros, ou seja, podemos aproveitar em vários serviços dentro do tempo de contrato podendo ser prorrogado”, explica.

Além das reformas, o município já realizou outros trabalhos com a Funac, como a confecção de máscaras não cirúrgicas e jalecos descartáveis durante a pandemia da covid-19, a confecção de uniformes escolares, reforma e confecção de berços, camas, mesas e cadeiras que atendem creches, Casa do Menor, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Instituição de Longa Permanência Lar Tia Nega.

Após a finalização da reforma dos prédios, a proposta é realizar novas parcerias para atender outras áreas de interesse e demanda do poder executivo municipal.

A Funac é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), autorizada pela Lei Complementar Estadual n.º 291, de 26 de dezembro de 2007 e instituída pelo decreto 1.478 de 29 de julho de 2008. A instituição busca auxiliar na ressocialização de homens e mulheres do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso, com oferta de trabalho remunerado, mediante parceria com empresas e entidades públicas que queiram contratar a mão de obra.